Aquisição, dentro ou fora da crise
Professor de finanças para o mercado editorial, André Castro prepara sua participação no curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE AQUISIÇÃO e fala da importância da função, considerando a crise atual.
Está na apresentação de André Castro, como um dos professores do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE AQUISIÇÃO, que começa no próximo dia 16 de junho, aqui na LabPub: “Profissional com quase 30 anos de experiência”. Ou seja, como diretor executivo de importantes casas editoriais como Ediouro ou HSM e na condição de consultor de diversas empresas, ele próprio já atravessou algumas tempestades econômicas. Nesta entrevista ele afirma: essa também vai passar.
LabPub — Com o Real tão desvalorizado neste momento e o contexto atual da pandemia, é hora de o editor de aquisições cruzar os braços? Ou há outras possibilidades para não estancar a produção?
André Castro — É fato que o mercado deu uma desacelerada grande. Mas como temos certeza de que mais dia menos dia teremos uma crise, temos também a de que toda crise passa. Economia é feita de ciclos: essa também passará. Os números do ano passado acabaram de ser divulgados e vimos que o mercado teve um grande crescimento em 2019. Esse crescimento voltará. É um lugar comum, mas as crises geram sempre oportunidades, principalmente para as pequenas editoras, por conta da agilidade. Sobre o câmbio, importante frisar que o curso não é apenas para a aquisição de títulos internacionais. E os agentes de fora sabem que os valores vão mudar. O bom de estarmos em um mercado antigo é que já passamos por tudo. O negócio do livro é secular.
LabPub — No curso, que habilidades você oferece aos editores, para que possam tomar decisões mais certeiras?
André Castro — Bom, na minha parte do curso abordo aspectos financeiros da aquisição. Partindo do pressuposto de que a obra está dentro da estratégia editorial e tem qualidade, passo para os alunos que requisitos financeiros devem ser levados em consideração para seguir em frente na compra. Então falo sobre:
- Como definir o preço de capa (levando em consideração o mercado e a estrutura financeira da editora);
- Como calcular o risco e o retorno de um livro;
- A determinar do limite de capital a ser investido em um título;
- Como calcular o payback (prazo para retorno do investimento).
LabPub — Você tem acompanhado o mercado durante a pandemia: entende que no geral as editoras têm tomado boas decisões?
André Castro — O momento é muito duro para todos. Óbvio que o mais difícil são as vidas perdidas. Isto mexe com todos. Mas falando dos aspectos financeiros, pelo que acompanho, sim. As empresas estão procurando pegar os benefícios que os governos estão concedendo, negociando com colaboradores e fornecedores. O principal problema, como sempre, é a dificuldade de pegar dinheiro nos bancos. Nem em um momento difícil como este os bancos procuram ser parceiros do empreendedor. Muito difícil. Vida mais difícil tem tido as livrarias. Elas realmente estão passando por extremas dificuldades.