Ainda mais na crise, pensar é fundamental

By 20 de maio de 2020 Blog

Ainda mais na crise, pensar é fundamental

Mariana Rolier, professora da LabPub e editora na Storytel, fala dos desafios atuais do editor de aquisição, o profissional que tem um olho no momento e outro no futuro.

LabPub – Quais as características de um editor de aquisição? São específicas ou as mesmas do editor de texto?

Mariana Rolier – São bem diferentes. Ainda que seja desejável ter conhecimento ou experiência como editor de texto para avaliar a qualidade da escrita,  o editor de aquisição precisa ter qualidades de um Head Hunter: pensar no agora e no que se desdobra daqui para a frente, pensar estrategicamente no público da editora e em sua evolução, ter estilo e capacidade de criar e organizar um catálogo e trazer obras que conversem entre si. É uma curadoria, e estudar como esta curadoria deve ser construída para uma editora é a principal qualidade do editor de aquisição.

LabPub – Como se chega a ser um editor de aquisição?

Mariana Rolier –Geralmente se começa como editor de texto e, a partir de uma crítica muito pessoal que vai se desenvolvendo ou edições textuais de um tipo específico ou categoria, o editor vai aprimorando seu senso estratégico e sua sensibilidade para novos projetos. Alguns também vêm do jornalismo, com experiência de curadoria de jornais e revistas. Aqui vejo muitas pessoas chegando após longas carreiras. Mas não importa onde se coloca o pé pela primeira vez: o que define um editor de aquisição é a vivência do dia a dia da editora. Cada uma tem uma personalidade diferente. Saber entender o que se faz e o que se pretende fazer como uma escala evolutiva do negócio é a meta mais importante.

LabPub –No momento atual, a aquisição deve ficar em segundo plano ou pode ser um momento de muita oportunidade?

Mariana Rolier –A aquisição não pode parar, é o coração do negócio. Se a editora não tem novos livros ela não gira, ela não é saudável. O que é essencial é tirar o pé do acelerador, pensar em negócios possíveis para o momento, sem ofertas malucas ou aquisições de vaidade. Em um momento como este todos estão em sintonia: autores, agentes, editores. É preciso negociar com os pés no chão e entender seu próprio limite. Há grandes oportunidades, histórias maravilhosas e (acho) uma redefinição de valor do que é um livro, um autor e um editor para o mercado editorial. Vejo uma valorização mais evidente entre leitor e autor. Mas é preciso ajudar a construir este cenário.

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More