Academia de autores: seja um autor sarado!
Desde que inauguramos a LabPub, eu tinha muita vontade de fazer um curso voltado para a carreira de autor. Sem desprezar os inúmeros cursos de escrita, que são válidos e necessários, percebia que muita gente talentosa não engatava na carreira. E sempre ouvia as reclamações sobre o mercado, sobre as editoras, sobre a falta de reconhecimento etc. Eu ouvia e pensava: será que estamos falando do mesmo mercado que eu conheço?
Sim, o mercado não é fácil (conhece algum mercado cultural que seja?), está tendo que se reinventar (o que acho ótimo) e sim, existe editora que não é editora. Mas, quando ouço as reclamações, sempre penso que uma editora é um negócio, precisa pagar contas, tem sempre de equilibrar risco com sonho (não conheço ninguém nesse meio que não seja sonhador!). E lembro sempre de uma frase do Pedro Almeida: Quando publico um livro, investi, no mínimo, um carro nesse projeto.
Lembro também quando fazia encontros com blogueiros para falar sobre mercado do livro. Em um deles, mostramos a divisão do lucro das vendas de um livro. Precisa ver as caras deles descobrindo que as editoras não eram as vilãs…
Bom, então temos gente com talento (alguns bem mais que outros) de um lado, e todo o mercado do outro lado. Parece um ringue. Então, que tal transformar tudo isso numa grande academia (não faça cara feia, prometo que essa é menos dolorosa), onde cada um passa por todas as fases da cadeia do mercado editorial (aparelhos), com o auxílio de quem conhece cada etapa (instrutores)? Num ambiente organizado, com exercícios práticos, para você sair com mais conhecimento para trilhar sua carreira. Ou seja, um autor mais sarado!
Esse foi o cenário sonhado para o curso Academia de Autores. E que vai se alterando a cada turma, já que sempre há troca e aprendizado mútuos. Abrimos inscrições para a 2ª turma e já estamos com a academia brilhando, aparelhos novos e aquele pique!
Para mim, esse curso foi uma das maiores realizações. Eu tenho certeza de uma coisa, todo o mercado ganha com autores mais profissionais (e sarados)!