Vídeo
Descrição
Os livros de CTP, como a área é comumente denominada no meio editorial, que envolve os conteúdos Científicos, Técnicos e Profissionais, historicamente estão entre os mais valorizados do mercado, assim como os didáticos. Mas este cenário, que foi estável por décadas, vem mudando rápida e drasticamente nos últimos anos. Se meios digitais de circulação de conteúdos minaram parte do mercado CTP, ao mesmo tempo criam possibilidades, já que não deixaram de ser produtos necessários para a sociedade.
No curso Formação do editor de livros CTP – livros científicos técnicos e profissionais você vai conhecer a história do segmento, quem são seus principais players, estudar os desafios atuais e vislumbrar as perspectivas, por meio de estudos de caso e da experiência compartilhada do professor Fernando Alves, que tem passagens por editoras como Saraiva e Grupo GEN.
Objetivo
Compreender os desafios e possibilidades do mercado CTP, assim como as particularidades da edição e da publicação de conteúdo científico, técnico e profissional, nas plataformas mais tradicionais ou inovadoras.
Conteúdo
Aula 1: Definição & história
- Científico, técnico, profissional: que livros, afinal são esses?
- Primeiras edições, evolução, atualidade
Aula 2: Áreas & autores
- A Saúde consome livros
- O Direito consome livros
- As Ciências Contábeis consomem livros
- Outros ramos do conhecimento consomem livros?
Aula 3: Players: Brasil e mundo
- Fusões & Aquisições no Brasil: salve-se quem puder!
- Grupos estrangeiros no Brasil: o vaivém dos gringos
- Cenário norte-americano
- Cenário europeu
- Outros destaques globais
Aula 4: Processo editorial: peculiaridades
- Autor-professor: uma figura singular
- Tradução, adaptação, revisão técnica
- Iconografia e citações
- Outras peculiaridades
Aula 5: Editoras & escolas
- A matriz curricular: a base
- Diferentes instituições de ensino superior: diferentes formas de consumir conhecimento
- Produtores de conhecimento: a disputa do papel nos dias de hoje
Aula 6: Futuro: digital, áudio, vídeo & além
- Plataformas de ensino: um mundo
- Google, Youtube, Spotify e recursos afins
- ChatGPT: a última fronteira
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
FERNANDO ALVES
Grande experiência no mercado editorial – gestão de equipes editoriais, processo editorial, visão comercial e de marketing –, com trânsito regular entre os principais autores brasileiros das áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e Economia, entre outras, bem como vivência no mercado editorial global.
Destacam-se as edições e|ou reedições de obras de relevo para o segmento de Livros Científicos, Técnicos e Profissionais, clássicos como “Administração de Marketing” (Philip Kotler, Atlas), “Manual de Contabilidade das SA” (Equipe de Professores da FEA-USP, Atlas), “Manual de Economia” (Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos, Saraiva). Ainda, sublinha-se a participação em feiras internacionais de livros, como Frankfurt e Londres.
Carreira desenvolvida nas principais editoras de CTP do Brasil, incluindo GEN (até 2009) e Saraiva (até 2020). Paralelamente, atividade empreendedora na Editora Longarina, que confecciona livros sob encomenda e presta todo tipo de serviço editorial, incluindo ghost-writing, tradução, redação, edição, preparação, copydesk, revisão, diagramação; e agora também publica comercializa livros regularmente, sob o selo Nova Skill.