Vídeo
Descrição
O curso vai dar uma visão geral sobre este gênero tão brasileiro e oferecer um olhar particular sobre nossos cronistas.
No passado, o voo dos Sabiás, assim eram chamados os gênios da crônica: Rubem Braga, Sabino, Paulo Mendes Campos, Nelson Rodrigues e outros mestres. Textos clássicos serão revisitados, discutidos e comparados.
Hoje, ao lado de uma profusão de textos nas Redes Sociais, surgem novos e excelentes cronistas.
José Faleiro e Geovani Martins nos levam ao mundo das quebradas, da vida injusta mas também divertida da periferia. Vamos conhecer e analisar essa escrita, que também tem outros jovens autores de vasta obra como Antônio Prata e Fabrício Corsaletti.
Vamos nos conectar também com as cronistas que conquistam espaços e lançam novos livros num gênero que sempre teve domínio masculino.
Como tornar um fato miúdo e corriqueiro em algo instigante que prenda o leitor? Que recursos de escrita e busca de assuntos podemos usar para chegar a uma história saborosa? Como enxergar o invisível e torná-lo visível para encantar nossos leitores.
Em seis aulas, vamos aprofundar a teoria com a análise do trabalho de diferentes autores e autoras e exercitar a prática com tarefas e lições de casa, incluindo leitura e produção de textos.
Objetivo
Apresentar a história recente da crônica como gênero literário, com seus principais nomes e estilos, e desenvolver a escrita dos participantes como cronistas.
Conteúdo
Módulo 1 – O voo dos Sabiás
Análise de textos e estilos de Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e outros nomes das décadas de 1950 e 60 no Brasil, ainda fortes referências no gênero.
Módulo 2 – Dos jornais às redes sociais
A crônica no Século XXI. Mulheres cronistas. As variadas plataformas e os novos formatos que a crônica adotou na contemporaneidade.
Módulo 3 – Características e recursos narrativos
Quais são os limites e as possibilidades desse gênero literário? É jornalismo ou ficção? Como fazer de acontecimentos cotidianos histórias instigantes?
Módulo 4 – Mão na massa e mercado
Qual o espaço da crônica atualmente: internet, livros, jornais. É possível viver como cronista? Análise da produção textual dos participantes.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
LUÍS COSME PINTO
Carioca de Vila Isabel, mudou-se há mais de trinta anos para São Paulo. Antes de ser cronista, ganhou a vida escrevendo notícias. Foi repórter, apresentador, editor nas principais emissoras de TV do país.
Jornalista e observador do dia a dia, viveu situações que transportou para o mundo da literatura. Cosme, desde a juventude, é apaixonado por crônicas, gênero brasileiríssimo capaz de transformar fatos miúdos em grandes histórias.
Este ano deu uma pausa nas notícias e ganhou as páginas da revista Fórum e de O Sol, onde publica crônicas semanais.
Cosme publicou, em 2011, seu primeiro livro de crônicas pela editora Novo Século, o Ponte Aérea. Agora em fevereiro de 2023 chega o segundo. Birinaites, Catiripapos e Borogodó, da editora Kotter, com histórias inéditas.