Podcast Batendo Prova traz as experiências de dois editores de aquisição de livros
Intrínseca, Sextante e a então pequena editora inglesa que lançou Harry Potter estão entre os casos em que a escolha certeira de obras para o catálogo resultaram em grandes sucessos de venda (e para o negócio). Quem é essa entidade que responde pelo cargo de Editor de Aquisição? O episódio número 18 do Batendo Prova, podcast criado por alunas e alunos da LabPub, com a coordenação do professor Fábio Uehara, traz algumas respostas, com a participação especial de Luiza Del Mônaco, gerente editorial da Editora Nacional e de Fernando Rinaldi, que trabalha no Grupo Companhia das Letras.
“É um trabalho interessantíssimo. Porque o Editor de Aquisições é responsável por pensar o catálogo de uma editora, definir efetivamente quais são os livros que vão ou não ser pulicados. Muito divertido, mas também uma responsa imensa”, disse Del Mônaco.
Uma das principais responsáveis pelo reposicionamento no mercado da histórica Editora Nacional, ela conta no programa que todo editor de aquisição tem que ter como foco três grandes pilares, para decidir pela publicação ou recusa de um livro.
- “O autor é muitíssimo importante”. Entender se tem autoridade para tratar do assunto escolhido. E que não basta essa competência, mas também considerar se ele consegue agregar valor comercial para que o produto tenha sucesso.
- A temática. “Não adianta ter um superautor e uma temática que não gera interesse”. Del Mônaco é uma estudiosa de tendências de mercado, buscando sempre o que as pessoas estão pensando no momento, de forma geral, o chamado espírito de nosso tempo.
- Por fim, o público. Ter clareza se tanto autor quanto temática podem atingir um público, uma demanda. E se a editora alcança este público determinado.
“Esse combo funciona muitíssimo bem. Seja para aquisição de livro nacionais ou internacionais. Faço essas perguntas antes de me decidir por uma publicação”, completou a editora, que ainda explorou outras facetas da função do Editor de Aquisição, como as características da prospecção de livros internacionais e nacionais.
Já Fernando Rinaldi, que trabalha no setor de aquisições do Grupo Companhia das Letras, explicou como funciona este departamento, justamente interessante por se tratar da mais importante editora do Brasil. Ele revelou que chegam, por semana, centenas de livros ara serem analisados pela equipe, que conta com vários profissionais. Fazem a triagem respondendo a questões básica como o que pode interessar e para quem. Rinaldi explica como eles são oferecidos à editora e seus selos e o que fazem quando o livro interessa: o caminho da proposta financeira, os argumentos para a publicação, além dos modelos de negociação.
É certamente uma baita aula, que vai fazer ainda mais sentido para você quando se inscrever nos cursos da LabPub. Por exemplo o de FORMAÇÃO DE PUBLISHER, que tem nova turma em agosto de 2022.