The Next Best Seller: como analisar tendências e aplicá-las ao mercado editorial

By 11 de abril de 2020 fevereiro 1st, 2022 Todos
 
 

THE NEXT BEST SELLER:
COMO ANALISAR TENDÊNCIAS E APLICÁ-LAS AO MERCADO EDITORIAL

Este curso tem o objetivo de estimular a capacidade analítica dos alunos
em torno de diferentes contextos com intuito de auxiliar a captação de títulos com alto potencial comercial.

Horas/Aula
12h de videoaulas
Início
11.01.2022
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
11, 13, 18, 20, 25 e 27 de Janeiro
Terças e Quintas
Das 19h00 às 21h10

Descrição

É comum ouvirmos que o mercado editorial é basicamente uma casa de apostas, mas você acredita mesmo nisso? Com frequência, nos deparamos com casos inexplicáveis, lançamentos que surgem do nada, livros de fundo de catálogo que de repente são redescobertos e voltam para o topo da lista. Além disso, o mundo do livro também é famoso pelas modas: livro de colorir, livro erótico, livro de vampiro, livro de destruir o livro.

A verdade é que existem, sim, explicações, e elas vão um pouquinho além da pilha na vitrine, dos brindes e dos descontos e da matéria de capa (tudo isso ajuda, óbvio, mas será suficiente?). Algumas delas podem ser encontradas na análise de tendências, um campo acadêmico relativamente novo, já aplicado com sucesso em outros segmentos.

Acreditamos que um bom editor é também um leitor da sociedade e que a prática de observar e interpretar com um olhar treinado para tentar antever as mudanças no curto e médio prazo pode ajudar – e muito – a fazer boas escolhas na aquisição de títulos. Assim, neste curso, faremos uma viagem pelas últimas duas décadas e meia para entender as transformações socioculturais que propiciaram com que alguns dos livros mais vendidos durante esse período ocupassem esse ranking e também explicar como é possível utilizar a análise de tendências para encontrar o próximo best-seller.

Objetivo

Este curso tem o objetivo de estimular a capacidade analítica dos alunos em torno de diferentes contextos com intuito de auxiliar a captação de títulos com alto potencial comercial.

Conteúdo

  • Aula 1: Introdução aos estudos de tendências. A diferença entre tendência x onda x moda.
  • Aula 2: Como os estudos de tendências podem ser aplicados ao mercado editorial
  • Aula 3: Em que contexto (social, político, econômico, tecnológico) grandes sucessos como Quem mexeu no meu queijo?, Caçador de pipas, Jardim secreto se tornaram fenômenos mundiais de venda.
  • Aula 4: Análise de mais cases de sucesso. Possíveis métodos de análise.
  • Aula 5: Como contratar novos projetos de livro (nacionais e internacionais) aplicando a análise de tendências
  • Aula 6: Previsões para o futuro. Qual será o próximo best-seller?

Formas de pagamento

Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professoras

ANA POSSAS

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Estratégica e com MBA em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa, com ênfase nos Estudos de Tendências. Possui mais de 13 anos de experiência em comunicação organizacional nas áreas de educação, cultura e social. Foi uma das sócias da Constante – agência de criadores no Brasil, que durante quase dois anos intermediou as parcerias comerciais entre escritores/artistas com relevância digital e marcas de diferentes indústrias. Atualmente trabalha como consultora/mentora de marketing e comunicação para pequenos negócios, atendendo clientes do Brasil e de Portugal, e ministra workshops online e presenciais em Lisboa e outras cidades.

LUIZA DEL MONACO

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Estudos Editoriais na Universidade Tor Vergata (Roma, Itália) e em Estudos de Tendências pela Universidade de Lisboa. Há mais de dez anos no mercado editorial, soma experiência como editora (em casas como Planeta e Saraiva) e foi fundadora da Constante – agência de criadores, que durante quase dois anos intermediou as parcerias comerciais entre escritores/artistas com relevância digital e marcas de diferentes indústrias. Atualmente, é gerente editorial da Editora Nacional, onde assumiu o projeto de rebranding e reformulação de catálogo da empresa.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA