Vídeo
Descrição
O mercado de audiolivros é a mais nova fronteira para o crescimento de vendas das editoras. Seja para as empresas ou para os profissionais envolvidos na produção editorial, surge um novo caminho a ser explorado.
Este curso foi desenhado com dois objetivos: apresentar o mercado e ensinar tudo o que envolve a produção de um audiolivro.
Durante os encontros, serão apresentadas ferramentas e o processo de trabalho para elaborar um audiolivro.
Neste programa totalmente prático, em que o aluno poderá elaborar o seu próprio audiolivro, os alunos aprenderão o que é necessário para fazer um produto de sucesso.
Objetivo
O curso Produção Editorial de Audiolivro: conceito e prática têm como objetivo apresentar o mercado e ensinar como se produz um audiolivro, envolvendo:
- Como produzir um audiolivro de qualidade
- Quais softwares e recursos necessários para a produção
- Dicas para tornar o seu produto único
- Formas de comercialização
Conteúdo
Módulo 1 – Mercado e Comercialização
- Mercado de audiolivros: visão internacional e mercado brasileiro
- Conhecendo os audiolivros: exemplos do mercado brasileiro e americano
- Ouvindo criticamente audiolivros: conhecendo a mídia e as possibilidades
- Títulos: quais os melhores títulos e adequação de ficção e não ficção
- Marketing: como divulgar audiolivros
- Futuro: integração com assistentes de voz (Alexa, Siri etc.), podcasts e outros possíveis cenários
Módulo 2 – Produção
- Pré-produção: do textual ao oral
- Introdução: Uma breve história da formação de ouvinte Brasileiro
- Ambiente de captação: Acústica e equipamentos
- Narrador e a voz do livro: escolhendo e experimentando vozes
- Laboratório de escolha e de narração (poesia, texto informativo, motivacional e literatura)
- Direção de narração: o trabalho não solitário na cabine
- Editando audiolivros: uma visão do processo pós narração (edição e Mixagem)
- Efeitos sonoros e trilha sonora: quando e como usar
Módulo 3 – Oficina
- Colocando a mão na massa: narrando o seu primeiro audiolivro
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
Fabio Uehara
Designer gráfico, marido e pai. Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente. Fez a produção do É Noia Minha da Camila Fremder e atualmente produz e edita Uma estrangeira, o podcast da Gabi Oliveira. Também tem o podcast pessoal Lanterna de papel. Tendo produzido mais de 250 episódios de podcasts e contando. E recentemente narrou seu primeiro audiolivro
Clayton Heringer
Cearense, produtor artístico e sócio da Tocalivros. Formado em Artes Cênicas e pós graduado em Direção e Dramaturgia. Trabalhou como ator, cenógrafo, professor, diretor, padeiro, figurinista, confeiteiro, iluminador, não necessariamente nessa ordem.