Descrição
Embora o mercado de livros eróticos seja ignorado pelos prêmios literários e pela crítica em geral, o consumo não para de aumentar. O que foi acentuado após o lançamento do best-seller Cinquenta tons de cinza.
Seja nas livrarias virtuais, seja na plataforma WattPad, a literatura erótica costuma liderar a lista dos conteúdos mais acessados. E com uma característica própria, normalmente os mais vendidos não pertencem aos grandes grupos editoriais, o que significa uma oportunidade para as pequenas editoras e autores independentes.
Autoras campeãs de venda costumam arrastar multidão de fãs por onde passam embora mantenham-se anônimas da grande mídia. Abordando temáticas diversas e dialogando com todos os públicos, a literatura erótica vem ampliando seu mercado possibilitando novos caminhos para o faturamento das editoras.
Para detalhar como funciona este importante nicho editorial, a LabPub, em conjunto com uma das maiores vendedoras de livros eróticos do país, Nana Pauvolih, estão lançando o curso Formação de Editor e Autor Profissional de Livros Eróticos.
Objetivo
O curso tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver todas as atividades inerentes a publicação e comercialização de livros eróticos, seja ele um editor ou um autor. Abordando os seguintes temas:
- História do mercado de literatura erótica
- A mulher como protagonista dos romances eróticos
- Características de um bom livro erótico
- Etapas da produção de um livro nacional e estrangeiro
- Diversidade de público de acordo com a publicação
- Autopublicação no Brasil e publicação tradicional. Diferenças básicas e importantes
- O que as editoras querem hoje? Romance picante ou literatura erótica?
- Como ser visto e procurado, como ser publicado. Meios de viver do trabalho de escritor, os nichos existentes.
- Canais de comercialização
- Marketing: formas de divulgar um livro
- As agências literárias, os concursos, as mídias sociais
Conteúdo
Módulo 1: História do mercado de literatura erótica.
- Como começou a edição, leitura e distribuição de literatura erótica no mundo e no Brasil.
- Como cada época e história reflete nessa literatura.
- Nomes principais de autores, como se destacaram, público leitor.
- Preconceitos e proibições de erotismo ao longo da história e nos dias de hoje.
Módulo 2: A mulher como protagonista dos romances eróticos.
- As diferenças, semelhanças e confusões entre literatura erótica e romance erótico.
- Erotismo escrito por homens e erotismo escrito por mulheres. Como a época influenciou as mudanças de mentalidade e ideias.
- Escolher qual dessas linhas seguir e entender o público leitor.
- Romances eróticos: com limites ou sendo transgressores?
Módulo 3: Características de um bom livro erótico.
- Desde a ideia inicial até a sua produção final, o que não pode faltar.
- Escrevendo as cenas picantes. Importâncias, o que não fazer.
- Construção do enredo, escolha dos personagens, medo e vergonha, liberdade criativa.
- Quem vai ler. O que esperar.
Módulo 4: Etapas da produção de um livro nacional e estrangeiro.
- Depois de escrito, o que fazer com o material?
- Leitores betas, edição, revisão, registros, toda a organização para chegar a um produto final.
- A quem mostrar? Como fazer isso e construir um público fiel.
- Editoras no Brasil e a valorização de livros estrangeiros.
- Outros meios de viver da escrita.
Módulo 5: Públicos diferentes de acordo com a publicação.
- Como reconhecer o seu público e atrai-lo.
- Modismos, livros passageiros e livros que permanecem como sucesso. O que você quer?
- Dinheiro, viver como escritor. Ou hobby.
- Como escolher um tema que deve ser lido, como trabalhar com ele. A importância de ter metas antes de divulgar.
- O relacionamento com o leitor.
Módulo 6: Autopublicação no Brasil e publicação tradicional. Diferenças básicas e importantes.
- É preciso escolher?
- Um livro pode servir para publicação independente e em formato e-book, mas talvez nunca chegue a uma editora tradicional, nem seja aceito por agências literárias. Motivos principais.
Módulo 7: O que as editoras querem hoje? Romance picante ou literatura erótica?
- As mudanças de nicho e ideias mudam as perspectivas dos editores.
- Os romances eróticos têm dias contados nas livrarias?
- Conselhos de agentes literários que funcionam.
- Produção independente é opção ou significa um futuro tímido do erotismo no Brasil?
Módulo 8: Como ser visto e procurado, como ser publicado. Meios de viver do trabalho de escritor, os nichos existentes.
- A valorização do autor nos dias de hoje e no mercado.
- Nome estabelecido e propostas que chegam naturalmente.
- Erros mais comuns que devem ser evitados.
Módulo 9: Canais de comercialização.
- São inúmeros e como devem ser explorados.
- Exemplos de sucesso, caminhos com mais chances de certeza.
Módulo 10: Marketing: formas de divulgar um livro.
- Divulgação independente e com editoras.
- Trabalho contínuo e lento.
- Mídias digitais, jornalismo, exposição.
Módulo 11: As agências literárias, os concursos, as mídias sociais.
- O papel do agente e dos editores.
- Destaque entre tantos livros produzidos, para chamar atenção.
- Os estrangeirismo e regionalismos influenciam?
Módulo 12: Considerações finais.
- Experiência pessoal. Sendo independente.
- Chegando a uma das maiores agências literárias do país.
- Reconhecimento de editoras, contratos.
- Adaptações audiovisuais.
- Propostas de entrevistas.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professora
Nana Pauvolih
É carioca e graduada em História. No final do ano de 2011 resolveu compartilhar trechos de um de seus livros na web, obtendo grande sucesso e atraindo muitos leitores, levando assim ao surgimento de seu primeiro livro lançado por uma editora tradicional: A Coleira. Desde então lançou mais de trinta livros. Considerada como autora best-seller da Amazon/Kindle, em 2015 fez sua estreia no selo Fábrica231 da Editora Rocco com a Trilogia Redenção, que teve seus direitos de adaptação comprados pela Rede Globo.
Com a Editora Planeta Nana Pauvolih lançou os livros Pecadora, Ferida e Duplamente Ferida, os dois últimos também tiveram seus direitos de adaptação comprados pela Rede Globo. Tem livros publicados com a Editora Valentina e audiobooks pela Storytel. Recentemente vendeu Pecadora e Além do Olhar para a Galeria Distribuidora de Filmes.
Tem mais 200 milhões de páginas lidas na Amazon e quase 200 mil livros vendidos, entre e-books e físicos.