EBOOKS GRATUITOS? SIM, ELES EXISTEM!
Ora frutos de fomento, ora iniciativa de editoras comerciais, boas notícias vêm de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A editora Oficina Raquel, do Rio, lançou esse mês o livro Quarenta em Quarentena – 40 visões de um mundo em pandemia, com autoras e autores do Brasil e Portugal, entre consagrados como Silviano Santiago, Gonçalo M. Tavares e José Roberto Torero, e outros mais iniciantes, em crônicas escritas a partir de vivências e observações sobre a pandemia do coronavírus (covid-19), em 2020. Jorge Marques, editor dessa obra, conta mais sobre as motivações da editora:
“O livro nasce motivado pela ideia de que o mundo editorial pode oferecer algum suporte à sociedade, num momento tão difícil como o que vivemos. Ora, se trabalhamos com livro, esta é a possibilidade de municiarmos as pessoas à nossa volta: com a arte literária. O fato de o livro ser disponibilizado gratuitamente faz parte desse contexto. Se pessoas do mundo da música estão, desde o mês de março, oferecendo letras e melodias, por que não a editora fazer o mesmo, levando em conta as suas especificidades? Foi pensando nisso que emergiu a ideia de elaborarmos um volume que trouxesse à baila as experiências vivenciadas pelos autores, não apenas como depoimento e testemunho, mas, sobretudo como transposição artística do real. O resultado deixou a editora bastante feliz, porque o volume é significativo não apenas em função do número de envolvidos, mas também pelo fato de que ele envolve escritores em diferentes estágios de carreira, ou seja, desde os já consagrados até iniciantes, passando ainda por aqueles que estão em caminho de construir uma carreira mais sólida. Para a editora, é excelente ter um livro que congrega tamanho valor artístico e simbólico, e parece termos feito uma aposta certa, visto que, nos seus primeiros dias de divulgação, ele ter alçado o posto de mais baixado entre antologias na plataforma em que foi disponibilizado.”
Para conhecer o livro Quarenta em Quarentena – 40 visões de um mundo em pandemia, acesse:
As editoras Impressões de Minas e Parábola Editorial também lançaram livros digitais de acesso gratuito e muita qualidade, que é uma característica em comum entre essas casas editoriais citadas aqui. Ambos com fomento da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG, um centro de excelência nos estudos sobre edição no Brasil.
Um deles é Tarefas da Edição – pequena mediapédia, com organização de Ana Elisa Ribeiro e Cleber Araújo Cabral. O livro conta com verbetes de autores e autoras sobre algumas tarefas da edição, com projeto gráfico de Mário Vinícius. Foram produzidos 200 exemplares de papel e os pdfs disponibilizados para download livre.
http://www.letras.bh.cefetmg.br/nosso-catalogo/
A parábola Editorial, de São Paulo, também oferece uma linha de livros disponíveis para download livre, no site da editora. Um deles, mais recente, é Tecnologias digitais e escola, com organização de Ana Elisa Ribeiro e Pollyanna de Mattos Vecchio, com apoio do Cefet-MG. Na página, você encontra outros títulos igualmente relevantes, no formato digital que preferir: epub, mobi ou pdf.
https://www.parabolaeditorial.com.br/Custom.asp?IDLoja=34487&arq=ebook.htm