Dias
9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de AbriL;
2 de Maio
Terças e Quintas
Das 19h00 às 21h10
Vídeo
Descrição
Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo que aprendemos em nossa vida acadêmica e como lidamos com as necessidades diante daquilo que não aprendemos? Nesse sentido, este curso propõe um olhar atento para o desenvolvimento de novos aprendizados necessários para se bem gerenciar a produção de livros – e de outros recursos e formatos atualmente associados a eles.
Cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas são temas que passam a se somar às tarefas rotineiras da produção editorial, levando o profissional dessa área a atuar também como um gestor de projetos; independente do cargo que ocupa ou deseja ocupar.
Para isso, a LabPub criou o curso Gestão de Projetos em Editoras. Com este curso on-line de 16 horas de aulas ao vivo, os alunos irão conhecer e aprender a usar as principais ferramentas de gestão de projetos de maneira direcionada à produção editorial.
Objetivo
O curso Gestão de Projetos em Editoras tem como objetivo tornar o participante apto a aperfeiçoar sua atuação editorial a partir dos conceitos e ferramentas da gestão de projetos. Além disso, apoia o desenvolvimento de um olhar crítico na direção de projetos internos de mudanças e melhorias de processos sob sua responsabilidade.
Esta é uma oportunidade para incluir na rotina da produção editorial os conceitos de gestão de projetos, aprender como organizar o trabalho em um projeto – do planejamento à conclusão – e, entre outros temas, como gerenciar melhor o tempo, o orçamento e a qualidade de um projeto editorial.
Conteúdo
Aula 1: Conceituando Gestão de Projetos
Conceitos fundamentais da gestão de projetos. Análise do contexto atual do mercado editorial brasileiro – desafios profissionais e mercadológicos – e benefícios do uso da gestão de projetos neste cenário.
Aula 2: O início de um projeto
Abordagem sobre motivações para a criação de um projeto. Análise de cenários e visão de futuro, elaboração da proposta de projeto e criação de objetivos.
Aula 3: Documentação de um projeto
Reflexão sobre a documentação mínima e obrigatória para a realização de um projeto. Criação de escopo, análise de requisitos, necessidades e entregas que precisam ser realizadas.
Aula 4: Projetos – um olhar para o tempo
Definição de cronograma e ferramentas importantes. Como criar um cronograma adequado para a produção editorial, com análise de riscos e estratégias para novas rotas.
Aula 5: Projetos – um olhar financeiro
Definição de orçamento e ferramentas importantes. Como criar um orçamento adequado para a produção editorial, com análise de riscos e estratégias para novas rotas.
Aula 6: Projetos – um olhar para a qualidade
Definição de controle de qualidade e ferramentas importantes. Como criar controles de qualidade adequados para a produção editorial, com análise de riscos e estratégias para novas rotas. Métricas e rotinas de acompanhamento
Aula 7: Projetos – um olhar para as pessoas
Análise das inter-relações entre a gestão de projetos e a gestão de pessoas. Como engajar e manter o foco das pessoas na realização de um projeto. Análise de riscos e cuidados na gestão das equipes de um projeto.
Aula 8: Encerrando um projeto
Importância do encerramento adequado de um projeto. Como garantir a melhoria contínua a partir das lições aprendidas.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
JÚLIO IBRAHIM
Atua no mercado editorial desde 2005 com passagens pelas áreas de revisão, tradução, edição de textos e coordenação editorial de diversas casas editoriais como a Ciranda Cultural e a Poliedro Educação. Atualmente, é Diretor Adjunto de Sistemas de Ensino na FTD Educação.
Apaixonado pela produção de conteúdos físicos e digitais, trabalha ativamente na criação de soluções editoriais inovadoras para os vários segmentos de ensino da educação básica.