Sempre pronta para mudar
Lindsay Viola fez parte do curso PREPARAÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA, com Marcos Marcionilo: sempre estudando e disposta para novidades.
Desde que se formou em Letras, Lindsay Viola não deixou que os olhos se desacostumassem aos estudos. Logo começou a acumular cursos sobre produção editorial. Fez pós em revisão de textos e um MBA em book publishing.
“Os cursos na área editorial sempre foram fundamentais para mim. Minha carreira toda se alicerçou neles. E nunca deixei de fazer cursos livres, pois eles sempre me mantêm atualizada e me apresentam uma visão diferente do mercado (cada professor e cada aula são experiências completamente distintas, mesmo que o curso seja do mesmo assunto). Isso me fez aprender tudo com maior velocidade e qualidade, além de me proporcionar uma visão prática da profissão.”
Se o franco sorriso é marca registrada quando aparece em vídeo, fazendo mediação de cursos ou mesmo como professora, como aconteceu recentemente na LabPub, com Marcos Marcionilo, no PREPARAÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA, que ele não distorça a seriedade com que encara cada desafio profissional. Lindsay diz que gosta da vida em regime freelancer, mas será que há uma ‘Viola Editorial’ nos planos para um dia?
“Eu comecei como revisora e preparadora de textos na Imprensa Oficial e depois trabalhei num colégio. Em seguida, decidi seguir exclusivamente como freelancer por um tempo. Nessa, enviei um currículo para a Primavera Editorial para fazer frilas de preparação e revisão, e a presidente de lá, a Lu Magalhães, achou que eu tinha perfil para trabalhar com coordenação editorial. Eu aceitei e trabalhei na Primavera duas vezes. Outra surpresa da carreira é que entrei num selo pequeno da Novo Século para cuidar de tudo (aquisição, produção etc.), e depois de poucos meses nessa função surgiu a oportunidade de gerenciar o time de produção da Novo Século. Mais uma boa lembrança de como este mercado sempre me surpreende: eu fazia um MBA em que o André Castro (da LabPub) era o diretor pedagógico; na época, ele estava também com o projeto da HSM Editora e me convidou para tocar a editora ao lado dele (lá eu fazia aquisição de direitos, produção editorial, marketing, comercial – foi uma experiência e tanto!). Por sua vez, a vida de frila me proporciona muito aprendizado também – lidar com clientes e materiais diferentes todos os dias me traz uma visão abrangente do mercado. No dia em que escrevo esta resposta, por exemplo, tenho pela frente revisão de didáticos (PNLD), livro infantil, jurídico e médico. Parece que dá um nó na cabeça, né? Mas eu adoro essa dinâmica. Até o momento não pensei em abrir minha própria editora, mas nunca digo “nunca”. A minha trajetória profissional – e a pessoal também – mostra o quanto a vida pode dar uma virada de 360 graus. Às vezes fico meio zonza no começo, mas depois, como boa ariana que sou, curto a nova realidade com toda esta energia que tenho.”
Nessas viradas em 360 graus, que ela retorne mais vezes à LabPub, porque a experiência de todos foi muito boa.
“Além de gostar muito das iniciativas da LabPub, eu admiro o trabalho do Marcos Marcionilo, tanto como editor quanto como professor. Adoro os livros da Parábola e eu já tinha mediado algumas aulas do Marcos na LabPub. Quanto a essa última aula de que participei, a turma era ótima, muito inteligente, com boas perguntas. O encontro – como o Marcos chama as aulas dele – foi de aprendizado e troca intensos. Nem pareceu que foi um encontro só. Ao mesmo tempo, ficou um gostinho de quero mais.”