Pela ousadia de reparar
Escritor Márcio Vassallo, que está na programação do Esquenta Primavera, é um espalhador de belezas, em qualquer tempo. Em sua obra, o lirismo é uma resistência contra o que é bruto e efêmero.
A programação do Esquenta Primavera, evento promovido pela LIBRE (Liga Brasileira das Editoras) e com transmissão realizada via LabPub, ao vivo, traz nesta segunda-feira (15 de junho) a mesa A construção do texto literário. Com mediação de Paula Cajaty, a conversa terá a participação de outros dois autores: Paulo Ferreira e Márcio Vassallo, o homenageado deste Cara&Coragem.
Normalmente você lerá que seus livros são destinados a crianças e adolescentes… mas a isso ele mesmo costuma responder, com o bom humor irônico que é sua característica: “não sou um escritor serial”. O menino da chuva no cabelo, Da minha praia até o Japão, De filho para pai, Valentina, entre outros livros, vão além das recomendações de leitura para alguma série — são textos para todas as idades.
Quem assiste às aulas especiais, cursos de escrita, palestras de Márcio já o ouviu falar de um verbo em especial que tem muito a ver com sua própria criação literária. É o verbo reparar. Mais do que ver, olhar, enxergar, é algo como se demorar na observação de uma cena, uma paisagem, uma obra de arte, uma pessoa. E com um ingrediente indispensável: a generosidade. Melhor que seguir elogiando esse batalhador pela literatura, que corre o país a reconsquistar ou encantar novos leitores, é sugerir que acompanhe a mesa de segunda-feira, a partir das 19 horas, com inscrições pelo link abaixo:
O ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE teve início no último dia 25 de maio e vai até 30 de julho, em 40 encontros com convidados nacionais e internacionais (França, Portugal entre outros países). Participam cerca de 50 editoras e mais de 100 autores, em cerca de 60 horas de programação. A organização é da LIBRE, a Liga Brasileira de Editoras, que desde 2002 promove a PRIMAVERA LITERÁRIA, um evento já tradicional das editoras independentes coligadas. O ESQUENTA, além da Liga, conta com os apoios da Bookwire, da Metabooks, do Escritório do Livro da França e da gráfica Forma Certa.