Garantia de entrada no mercado?
Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.
por Cassia Carrenho*
Quando alguém escolhe fazer uma pós-graduação está pensando em consolidar sua carreira. Na graduação, as dúvidas são maiores, claro. Mas numa pós os objetivos costumam ser mais claros sobre onde queremos chegar e como investir nosso tempo.
Uma pergunta recorrente é: fazer pós-graduação ou MBA voltado para o mercado editorial é garantia de trabalho? Uma resposta curta e… sincera (porque de grosseria estamos fartos): não. Mas um pensamento mais elaborado pode passar melhor a ideia dos ganhos ao escolher um desses caminhos.
É muito comum ouvir que o mercado editorial é muito fechado e de difícil acesso a novos profissionais. Isso tem sua verdade. Só é preciso entender a razão. Um mercado com recursos financeiros menores do que outros e que tem enfrentado crises profundas nos últimos anos tem de calcular bem seus riscos, não? E isso impacta desde decisões de publicação (o que e quem publicar) até a contratação de funcionários e terceirizados.
Um exemplo do ponto de vista de quem contrata: você trabalha com um profissional, gosta dos resultados, o custo-benefício está dentro do orçamento e ele está disponível, vai arriscar mudança por quê? Por outro lado, para o profissional: num mercado tão enxuto, pegar trabalhos de uma mesma editora aumenta a chance de que sejam frequentes, uma espécie de fidelização. Mais trabalhos, mais oportunidades, uma sequência boa. Mas um dos resultados disso é ter poucos profissionais sobrecarregados, enquanto muitos estão sem trabalho.
Uma outra questão é a formação dos profissionais. Não existe um caminho linear. Uma faculdade X, uma pós Y, cursos livres W e pronto, tem um currículo invejado! No mercado editorial, alguns grandes editores vieram de cursos de exatas – entraram no mercado por causa dessa formação –, como revisores de livros técnicos por exemplo, e foram crescendo, trabalhando e criando carreiras sólidas. E é assim também com tradutores, preparadores, produtores. Até pouco tempo atrás não existia nem graduação em Produção Editorial. Enfim, com isso não há um caminho certeiro a seguir. Muitos aprendem fazendo.
Diante dessas questões, como um curso de Pós-Graduação pode ajudar?
A primeira resposta é: networking. Num curso tão focado você encontrará pessoas iniciando projetos, buscando profissionais, parcerias, com a cabeça cheia de ideias. Alguns já estarão no mercado, buscando novo conhecimento, e é uma oportunidade única de conhecê-los. Outros estarão iniciando – chance de acharem juntos soluções e obterem apoio.
Lembra que o mercado é enxuto etc? Bom, seus professores são profissionais de sucesso na ativa. Já vi vários alunos serem contratados por professores e também por colegas de curso, outros alunos. Apesar do EAD, ou talvez exatamente por ser a distância, cria-se um forte laço profissional entre as turmas.
Sobre a segunda resposta: a Pós e o MBA são excelentes oportunidades de aprendizado, independentemente da sua formação prévia, para chegar mais preparado ao mercado. O mais legal ainda é que nos casos da PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL e do MBA BOOK PUBLISHING você escolhe as matérias e vai criando um currículo que traga maiores chances de trabalho, dentro de suas afinidades.
Ambos podem ter até 450 horas/aula, pelos cursos à disposição. O mínimo que se deve cumprir são 366 horas/aula. Há uma porcentagem mínima a obedecer dentro de cada área de conhecimento: a) Habilidades de estratégia editorial, b) Habilidades de gestão de editoras, c) Habilidades de edição de livro, d) Habilidades de criação de conteúdo. Mas dentro de cada uma delas há possibilidades diferentes. Os currículos acabam sendo bem personalizados.
Não tenho números que comprovem que ao fazer esses cursos você terá uma carreira sólida e de sucesso. Mas tenho certeza de que são um passo importante para isso!
* Cassia Carrenho é diretora de comunicação e sócia da LabPub.