Revisão de textos além do mercado editorial
O editor e professor Marcos Marcionilo nos apresenta outros alcances do curso
REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS, que começa agora em junho: a jornalistas e professores, por exemplo.
A coisa está feia por aí? Sim, está. Mas enquanto há possibilidades é próprio da vida planejar e buscar. O editor e professor de REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA, Marcos Marcionilo, a nosso convite fez uma reflexão sobe como o curso se insere nas questões mais urgentes do momento e enxerga como pode iluminar o caminho de diversos profissionais do texto, na produção editorial, claro, mas também de outras áreas e atuações.
“Atualmente, e sem previsão de abertura de horizontes, todos estamos enfrentando grandes dificuldades para nos manter no mercado editorial. Imagine quando se pensa em entrar. Esse é um momento de grande risco, de risco agravado, numa contínua crise que se arrasta desde 2013/2014 sem nos dar folga. Por outro lado, nós somos, sempre fomos, o mercado dos resistentes. Há quebradeira geral, há desaparição de atores outrora fundamentais em nossa cena editorial, mas não desistimos de inventar novas saídas, nos reeditamos e seguimos mediando cultura. É nesse cenário que a LabPub oferece meu próximo curso REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA Investimos tanto nesse mercado que ousamos oferecer formação EaD a editores de texto, preparadoras, revisores… E mais: ampliamos o público de nosso curso para jornalistas, professores, redatoras, por conta do caráter híbrido de nosso mercado. Os melhores profissionais que conheço são os de formação que chamo de [in]específica. Claro que temos formações acadêmicas específicas, mas todos sabemos que só aprende e se aperfeiçoa quem desenvolve uma prática fundamentada nos melhores princípios de tratamento textual, algo que advém unicamente da experiência. Pensando em jornalistas, por exemplo: diante da extinção da revisão do processo de publicação de notícias, o jornalista pode desenvolver maior proficiência textual se se detiver um pouco sobre a revisão para poder aplica-la a seus próprios textos. Professoras poderão treinar as capacidades de reescrita dos textos seus e de seus alunos. Redatores poderão avançar para um regime mais autônomo de produção textual conhecendo como editar seus próprios textos, sem dá-los por prontos antes de revisados e, se necessário, reescritos na medida necessária. Então, o que estamos oferecendo não são diretamente garantias de novos postos de trabalho, mas autonomia e proficiência a quem vive do trabalho com textos, a quem não abandona, mesmo num mundo em crise, num país decepcionante, o árduo lutar com palavras. Oportunidades de trabalho que daí surgirão, concretas, serão desenvolvimentos resultantes desse momento de formação, porque há muita gente mexendo com textos sem a segurança necessária. Os bons profissionais sempre abrirão seu espaço. É aqui que entra a LabPub com seus cursos de formação para um mercado que a gente constrói todo dia.
O curso tem 24 horas-aula, a partir do próximo dia 10 de junho, tipo EAD ao vivo, com os objetivos de apresentar as diversas fases de trabalho com o texto, desde a preparação de originais até a revisão de provas, compreender o papel do revisor e do preparador de textos dentro do processo editorial, debater a língua sob um ponto de vista contemporâneo, sem perder de vista os usos e a análise discursiva, entender que a gramática é um ponto de partida e aprofundar a discussão dos fatores e reflexões que fazem um bom profissional de texto, apresentar as convenções editoriais para a revisão em tela e para a revisão em papel e diferenciar a revisão editorial de outros tipos de revisão (tais como revisão de trabalhos acadêmicos, correções de redação.
Inscreva-se!