A doce face da Lei
Sintia Mattar vai exigir seus direitos. E você vai amá-la por isso. Especializada em direitos autorais, ela é das vozes mais ouvidas no meio editorial brasileiro.
A diretora executiva da Trevisan|Mattar Consultoria em Direito Autoral é uma presença frequente e sempre muito aguardada em diversos eventos do mundo dos livros – das mesas em que participa para opinar e dividir experiências aos famosos happy hours do mercado. Pra dizer a verdade, as presenças dela e do companheiro, Eduardo Trevisan, (ê casal bacana!). Sintia Mattar é também professora e em suas aulas apresenta com agilidade e precisão as questões muitas vezes complicadas dos direitos autorais, seja envolvendo autores nacionais, internacionais, já falecidos ou o não tão simples assim “domínio público). Acumula passagens por editoras como CosacNaify, SM, Somos, entre outras. Tem ou não tem que ter muita coragem para dar cara a esse departamento tão específico do nosso mundo do livro? Aqui, ela responde a umas provocações de pensamento, mais do que perguntas, pra gente se aproximar mais de seu jeito de encarar a vida.
LabPub – Qual o peso das palavras?
Sintia Mattar – Pode ser imenso (para o bem ou para o mal) ou ser absolutamente insignificante.
LabPub – Quanto mede seu amor?
Sintia Mattar – Apenas sinto. Nunca medi.
LabPub – Prata ou madeira?
Sintia Mattar – Madeira, sem dúvida alguma. Não gosto de metais brancos.
LabPub – Um sonho seu para o mundo pós-pandemia.
Sintia Mattar – Que a humanidade tenha aprendido que é possível viver e ser feliz com menos. É preciso acabar com a desigualdade brutal que nos afronta todos os dias.