O amor nesses tempos
Victor Degasperi vai estar na LabFest do Livro, neste sábado 25 de abril, ao lado do também escritor Fred Elboni, na mesa “Amor e outros sentimentos”, das
20h50 às 21h45. Nessa entrevista os assuntos, claro, são amor e a literatura.
LabPub – O amor é um dos temas inescapáveis da literatura. Há modos ultrapassados de se escrever sobre relacionamentos? Ou, não importa a forma, há sempre leitores interessados no tema?
Victor Degasperi – Acho que sempre haverá leitores interessados em todos os modos. A sociedade sempre caminha em ciclos onde uma ideia, comportamento ou direção ganha mais ênfase que outro, mas sempre há pessoas na margem, se concentrando no que não está em total foco. Os modos em evidência também vão se alternando com o tempo. Mas, o amor sem dúvidas é um tema inflamado na existência humana e nunca perderá todas as suas possibilidades.
LabPub – O que você sente que os leitores normalmente buscam num livro: identificação ou o diferente, o outro?
Victor Degasperi – Apostaria na identificação. Como psicólogo, me parece fazer muito sentido essa busca. Muitas vezes as pessoas buscam a compreensão de si mesmas, como ideias ou pensamentos que a representem ou deem sentido ao que sentem. A identificação nem sempre está no que já se é, mas também no que se deseja ser. É o reconhecimento dos sonhos e desejos que carrega. É do humano a atração pelo que se vive ou deseja viver.
LabPub – O que acha da ideia da LabFest do Livro, esse festival totalmente realizado à distância?
Victor Degasperi – Incrível. Admiro imensamente quem busca movimentos inovadores em cenários tão difíceis para todos. A LabFest representa nesse momento o tom esperançoso que todos desejam carregar, principalmente no mercado editorial. Esse festival reafirma o quanto estamos presentes e empolgados para trabalhar, porque, antes de qualquer coisa, amamos o que fazemos. Parabéns e é uma honra pode estar ao lado de vocês!
Conheça o canal de YouTube de Victor:
https://www.youtube.com/channel/UCzrJp8MIHnfDcYBzl4IKwqw