Qual o texto que um editor quer receber?
Você sabe como seu livro será lido nas editoras? Os publishers e professores da LabPub Pedro Almeida e Marcos Marcionilo abrem o jogo e revelam segredos preciosos dessa relação autor-editor.
Na semana passada foi ao ar o webinário gratuito “Da ideia ao leitor: como fazer uma história funcionar para os leitores”, com Pedro Almeida, publisher e sócio da Faro Editorial, e Marcos Marcionilo, publisher e sócio da Parábola Editorial, com mediação de Cassia Carrenho.
O foco da conversa deles foi mostrar como bons livros emergem de um trabalho conjunto mesmo entre autores e editores.
Mas há um ponto de encontro, que é o começo de tudo, não é? Quando? Um dos momentos decisivos é a apresentação dos originais. Tanto Pedro, mais dedicado a livros comerciais e literatura, quanto Marcos, aos livros acadêmicos, afirmaram que todo texto hoje em dia precisa de inícios arrebatadores. O leitor hoje em dia não se sente obrigado a ler nenhum livro até o fim, se não estiver gostando. Eles dão exemplos de explicam o que querem dizer quando falam em um bom capítulo inicial.
A aula é indicada para autores, claro, mas também a editores, para que adquiram mais ferramentas de análise em seu dia a dia, de acordo com as demandas atuais no meio editorial.
Descubra o significado do “contar, narrar, convencer”, três qualidades exigidas dos textos. E também o porquê de se evitar muitos adjetivos no seus escritos: “Adjetivo é uma máscara que precisamos tirar dos textos”, cravou Marcionilo.
Acesse aqui para assistir:
Pedro Almeida e Marcos Marcionilo são professores do curso de FORMAÇÃO DE EDITOR(A) DE TEXTO, que começara dia 6 de abril de 2020.