Conheça o TCC de Nathalia Portugal
Formada no MBA BOOK PUBLISHING, a jornalista criou uma editora e planeja brevemente colocar seus projetos em prática.
Jornalista de formação, Nathalia Portugal segue atuando no ramo de comunicação, mas está de olho é no mercado editorial. Recentemente aprovada no MBA BOOK PUBLISHING na LabPub, ela nos contou um pouco de seu TCC – Nathalia criou uma editora, batizada de “Editora Desbrave – Business Plan”, com foco no mercado nacional de autores YA (young adult/ adultos jovens).
“Acho que todo o processo foi desafiador. A começar pela escolha do nome da editora! Mas foi muito legal ver as coisas tomando forma.
A parte financeira foi a que mais me desafiou, pois não tinha noção de como eram feitas as contas, já que isso não faz parte do meu dia a dia.
O que aprendi em todas as aulas ajudou muito na hora de fazer o TCC e vários tópicos eram como se eu estivesse revisando o conteúdo aprendido.”
“Eu achei incrível! Como conhecia somente o lado leitor, ver como são as etapas do livro, desde a sua prospecção até a sua venda me fez dar mais valor ao livro em si.”
“Por ser jornalista de formação e trabalhar com produção de conteúdo, acredito que as aulas de preparação e revisão foram as que mais me identifiquei. As aulas com o Pedro Almeira foram ótimas! As aulas de Business Plan também foram essenciais para eu ter uma noção de negócios e números (sou de humanas…rs) e perceber como tudo depende de um bom planejamento para dar certo.”
“Essa também foi a minha primeira experiência em um curso EAD. Eu adorei! E ter aulas ao vivo me fazia parar o que estava fazendo para me dedicar ao momento do estudo. Quando não conseguia assistir em tempo real, via no fim de semana e ainda assim percebia a interação professor/aluno.”
O sonho de Nathalia é pôr em prática esses conhecimentos e dar vida à sua própria editora. Esperaremos essas boas notícias para o mais breve possível. Enquanto isso, terminamos esse feliz postagem com uma lista – adoramos lista, e você? Pedimos que ela escolhesse três livros publicados que admira muito, pela edição de uma forma geral e com os quais gostaria de ter trabalhado.
“Eu tenho gostado muito dos livros da Darkside, muito por conta da sua qualidade gráfica. Ainda levando em conta o design, li Inquérito Policial Família Tobias, da Lote 42, e achei muito legal a experiência. Mostrei pro meu pai que é advogado e ele realmente achou muito legal e edição. Olhando um pouco para conteúdo/autor, acho que gostaria de ter trabalhado com um dos livros publicados do Benjamin Alire Sáenz pela Editora Seguinte (Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo ou A lógica inexplicável da minha vida). Além da forma belíssima dele de escrever, tive a oportunidade de conhecê-lo na primeira edição da Flipop e Benjamin é uma pessoa incrível!”