Curso Formação de Editor Digital: como criar eBooks e Audiolivros

By 16 de janeiro de 2020 setembro 10th, 2020 Todos
 

CURSO FORMAÇÃO DE EDITOR DIGITAL:
COMO CRIAR EBOOKS E AUDIOLIVROS

O curso Formação de Editor Digital: como criar ebooks
e audiolivros tem como objetivo tornar o participante
apto a editar produtos digitais – eBooks e audiolivros.

Horas/Aula
16h de videoaulas (32 horas de dedicação)
Início
24.03.2020
Dias
Março: 24, 26, 31
Abril: 02, 07, 09, 14, 16
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

A maior parte dos profissionais envolvidos no processo de produção editorial se especializou em criar livros físicos.
Esta inclinação se deu de forma natural, pois os livros eram vendidos exclusivamente em sua versão impressa.
Mas o mercado se expandiu. Hoje, uma parcela considerável do faturamento das editoras provem dos ebooks, e mais recentemente, dos audiolivros.
Para atender uma demanda crescente de editores que desejam se especializar no processo de criação de produtos digitais, a LabPub criou o curso Formação de Editor Digital: como criar ebooks e audiolivros.
Durante os encontros, os alunos serão apresentados ao fluxo de trabalho envolvido na elaboração destes produtos, que difere do fluxo convencional de edição de livros físicos.
Serão mostradas também as principais ferramentas tecnológicas necessárias para desenvolver produtos editorias digitais, sempre com exemplos práticos e reais, assim como todas as possibilidades que surgiram nestes novos formatos.
Embora não seja um curso “tech”, todos terão oportunidade de se familiarizar, e em alguns casos até praticar, os programas utilizados para criar um eBook e um audiolivro.
Por se tratar de um segmento ainda novo, os professores, todos profissionais experientes, abordarão questões como direito autoral, comercialização e situação atual do mercado.
Este curso online, com 16 horas de aulas ao vivo, ajudará o aluno a se tornar um editor mais completo, ampliando seu universo profissional.

Objetivo

O curso Formação de Editor Digital: como criar ebooks e audiolivros tem como objetivo tornar o participante apto a editar produtos digitais – eBooks e audiolivros.

Conteúdo

Módulo 1: O processo de edição de um ebook – (prof. Antônio Hermida)

1ª. Aula (24/março):

  • Apresentação do curso
  • Contextualização de livros digitais
  • Formatos
  • Plataformas
  • Apresentação do conjunto de softwares a serem utilizados
  • Envio de material de leitura

2ª. Aula (26/março):

  • Introdução a estrutura de um arquivo ePub
  • Possibilidades dentro do livro digital: o que é e o que não é possível?
  • Apresentação de casos e adaptações possíveis

3ª. Aula (31/março):

  • Apresentação de estrutura do ePub
  • Técnicas de revisão e emendas

4ª. Aula (02/abril):

  • Validação de arquivos com principais erros e soluções
  • Distribuição para as lojas

Módulo 2: O processo de edição de um audiolivro (prof. Ricardo Campos)

 1ª. Aula (07/abril):

  • Áudio-livro, Audiolivro ou Audiobook? (entendendo o ouvinte brasileiro)
  • Livro, ebook e audiolivro são concorrentes?
  • Qualidade: audiolivro da comunidade ou profissional.
  • Tipos de produção vs público
  • Simples
  • Múltiplos narradores
  • Efeitos + trilhas sonoras
  • Áudio binaural, 3D
  • Direitos autorais
  • Metadados
  • Escolha de conto para trabalho de avaliação

2ª. Aula (09/abril):

  • A excelência da curadoria (preparo do texto de audiolivro)
  • Narração, dublagem, atuação?
  • Temperamentos e interpretação (narração aplicada)

3ª. Aula (14/abril):

  • Como fazer uma gravação
  • Exemplos de gravação
  • Como editar
  • Quais programas?

4ª. Aula (16/abril):

  • Modelos de comercialização e remuneração.
  • Players do mercado nacional

Professores

Antônio Hermida

Cursou Análise de Sistemas, Letras Português-Literatura e Letras Português-Latim na Universidade Federal Fluminense.
Trabalha com desenvolvimento de livros digitais desde 2009, tendo passado pela editora Zahar, Simplíssimo, Cosac Naify, Senai e Sesi-SP.
Atualmente é Content Manager na Storytel Brasil – plataforma de streaming de audiolivros sueca. Fundou e é um dos colunistas do Colofão – blog voltado para o mercado de produtos digitais.

Clayton Heringer

É Produtor Artístico da Empresa Tocalivros deste 2015. Fez Pós‐graduação lato senso em Arte‐educação e trabalha ÁREA DA EDUCAÇÃO desde 1998.

Ricardo Campos

Sócio e editor da Tocalivros, uma das primeiras empresas de audiolivro do Brasil. É formado em Administração pela FGV.
Além de ser ouvinte assíduo de audiolivros, adora empreendedorismo, marketing de conteúdo e business intelligence.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA