O homem mais triste do mundo
Laura Braga
Nasceu sem um dos braços e nenhuma perna. Os dentes eram bambos e costumavam cair enquanto dormia, o que o deixou banguela aos 15 anos. O vocabulário era diminuto e, a fala, quase incompreensível, conseguindo se comunicar apenas com os membros de sua família.
Aos 25 anos, um desconhecido gravou um vídeo seu, movimentando-se com a cadeira de rodas de um lado para o outro, próximo de pássaros que cantavam, enquanto berrava e grunhia. Esse vídeo se espalhou pelo WhatsApp, sendo compartilhado em diversos grupos e comentado em diversas casas. Em uma delas, dois irmãos conversavam:
– Já viu esse vídeo? Parece que ele está irritado com os passarinhos.
– Mas também né…. Esse cara deve ser muito infeliz, olha só o jeito dele. Acho que é a pessoa mais feia que eu já vi. – riu.
Na casa ao lado, a mãe dizia para a filha:
– Deve ter uma vida tão triste, o coitado. Imagina como deve ser viver com apenas um braço e nenhuma perna. Até eu seria infeliz dessa maneira. É uma covardia compartilharem esse vídeo.
Todas essas pessoas assistindo, todo esse número de compartilhamentos, mas ninguém poderia imaginar o que estava acontecendo naquela cena. O homem, que parecia irritado com os pássaros, na verdade dançava com eles, imaginando ser livre da mesma maneira e sonhando com um paraíso que ainda não era seu.