Camila Villalba, tradutora, preparadora e revisora
Camila é o que chamamos de aluna vip. Ela é sempre a primeira a fazer a matrícula em cursos novos e já deve estar perto de uma dezena de cursos aqui na LabPub. Nessa entrevista, Camila conta um pouco do seu trabalho, do que aprendeu nos cursos e como tem sido sua jornada no mercado editorial
Como você entrou no mercado editorial?
Depois de 10 anos de docência de inglês e um grande desejo de trabalhar em home office, há uns dois ou três anos decidi começar a migração da sala de aula para esse mundo dos livros, o qual eu sempre amei. Graças à indicação de uma amiga escritora e revisora, consegui logo o primeiro trabalho de preparação de texto e não parei desde então.
Qual é o maior desafio para profissionais da sua área?
O maior desafio, sem dúvida, é se inserir no mercado editorial, que é bastante fechado. Ainda estou nesse processo, o que envolve intensa distribuição de currículos e cartões de visitas. Fora isso, quando eu comecei não era nada fácil se qualificar nessa área de tradução, revisão e preparação de texto – pelo menos para mim, que moro fora do eixo Rio-São Paulo e ainda trabalho boa parte do dia como professora. Mas, para minha sorte, acabei encontrando escolas com cursos a distância, como a LabPub.
Como os cursos da LabPub te ajudam de forma prática? Tem algum que se destaca?
Como parti direto da minha vivência como professora para fazer trabalhos de revisão e preparação de forma independente (o bom e velho freela), tinha pouca noção do que isso envolve. Sabia, é claro, que seria necessário cuidar da ortografia e gramática, mas pouco além disso. De todos os cursos da LabPub que já fiz (e não foram poucos), acho que os que mais me ajudaram foram os de Formação de Editor de Textos (que trata da preparação, revisão e edição de texto) e o de Formação de Tradutor de Livros (que me ensinou tanto ou mais do que a pós-graduação em tradução de inglês que fiz nesse meio tempo).
Que tipo de livros você gosta de ler? Tem alguma indicação?
Leio principalmente terror, fantasia, ficção científica e suspense. Tenho lido pouco por lazer, mas dois dos últimos que li foram incríveis e indico ambos para um público juvenil: De volta para casa, da Seanan McGuire, Editora Morro Branco, e Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna, do Douglas Mct, AVEC Editora.
Deixe seus contatos e site
No meu site (http://bit.ly/Camila_Villalba) tem meu portfólio e informações para contato, mas o e-mail camila.s.villalba@gmail.com é o caminho mais fácil para falar comigo.