MBA Book Publishing – EAD e Modular

EaD ao vivo

Com os melhores professores do mercado, todos profissionais de sucesso e atuantes. A distância e modular, o curso com 360 horas de aula, pode ser concluído em 11 meses e é reconhecido pelo MEC.

  • Horas/aula360 horas
  • Início05.03.2018
  • Dias2as. e 4as. ou diariamente – de 19 às 21:10

Descrição

O mercado editorial vem passado por inúmeras transformações, quase todas causadas pelos avanços tecnológicos. E tudo indica que estas mudanças não cessarão.

O impacto que a internet tem provocado no mercado de livros foi a maior desde Gutemberg.

A internet, junto com o ebook, gerou uma série de eventos que conjugados alterou para sempre a indústria do livro em todo o mundo. Os mais importantes foram:

  • Crescimento das vendas online;
  • Queda de venda nas livrarias, com o consequente fechamento de diversos pontos de venda;
  • Autopublicação;
  • Proliferação de editoras artesanais;
  • Aumento na criação de selos editoriais dentro das grandes editoras;
  • Incremento no número de títulos publicados;
  • Redes sociais; e
  • Marketing de relacionamento.

Todas estas inovações têm exigido das editoras, e dos profissionais que nelas trabalham, novas formas de pensar e atuar.

Mas apesar de todas estas mudanças e por mais que seja impossível predizer como será a indústria do livro no futuro, a essência do que o editor faz, e precisa fazer, permanecerá igual. As atividades de Aquisição, adquirir os melhores títulos e autores; Desenvolvimento de Texto, deixar o texto agradável e de acordo com seu público; e Publicação, colocar os livros nos locais certos para o que o público adequado o encontre; continuam sendo as rotinas essenciais de qualquer editora ou profissional editorial.

Ser um profissional de sucesso neste mercado nunca foi tão desafiador, no entanto as oportunidades também nunca foram tão grandes.

Para ajudar o profissional nesta jornada, desenvolvemos o MBA Book Publishing – Ead e Modular. Contamos com os melhores professores do mercado, todos profissionais de sucesso e atuantes no mercado.

Nosso MBA é a distância e modular, o que significa que você poderá estudar no seu ritmo e concluir o curso em um prazo que respeita o seu tempo. Podendo ser concluído em 1 ano ou até 2 anos.

Outro ponto relevante no curso é que nele você encontrará diversas disciplinas optativas, o que possibilita ao aluno cursar disciplinas que estejam em sintonia com suas ambições profissionais.

Auxiliar os alunos a ser tornar um líder dentro das editoras através do entendimento do cenário atual do mercado e do desenvolvimento das habilidades essenciais de todo editor são os objetivos do MBA Book Publishing – Ead e Modular.

 

Objetivos:

O MBA Book Publishing – Ead e Modular tem como objetivo tornar o participante apto a liderar uma editora, seja própria ou de terceiros, conhecendo todo a cadeia de valor do livro, suas principais tendências, as ferramentas fundamentais de gestão e com o domínio das novas tecnologias. Para isto, ao final do MBA, os alunos estarão aptos a:

  • Elaborar um Projeto Editorial com todas as suas nuances e contemplando os diversos tipos de publicação
  • Realizar a Produção Editorial de uma obra, apresentando as melhores práticas
  • Entender como se dá a Aquisição de Títulos e Autores, nacionais e estrangeiros
  • Identificar e elaborar obras com alto potencial de vendas
  • Compreender como se elabora um Design Editorial que atende aos interesses do editor e que consiga transmitir de forma clara sua mensagem ao público final
  • Conhecer o processo de Produção Gráfica, destacando suas várias etapas e tecnologias
  • Elaborar um Contrato de Edição e realizar a administração deste contrato contemplando as leis que regulam os Direitos Autorais no Brasil.
  • Gerir o Conteúdo Digital de uma editora em sua totalidade. Levando em consideração sua organização, edição e venda
  • Implementar uma política de Vendas levando em consideração as particularidades da editora e do mercado em geral
  • Conhecer as melhores práticas de Marketing
  • Utilizar o Marketing Digital e as Redes Sociais de forma efetiva e eficaz
  • Gerenciar as Finanças de uma editora de maneira simples e objetiva
  • Analisar criticamente os principais indicadores Contábeis utilizando o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa
  • Elaborar um Business Plan que contempla aspectos editoriais e financeiros
  • Compreender as principais técnicas de Inovação e saber como implementar na editora e na carreira
  • Elaborar um Planejamento e Controle de Produção Editorial de acordo com as melhores práticas de gerenciamento de projetos
  • Compreender as principais características de um Líder e como gerenciar equipes de alta performance
  • Conhecer com profundidade os principais segmentos editoriais: didáticos, juvenis, infantis, quadrinhos, religiosos, técnico e profissionais, autoajuda e interesse geral

Conteúdo

Módulo 1: Gestão Editorial (250 horas)

  • Panorama do Mercado Editorial
  • Projeto e produção editorial
  • Aquisição de títulos e autores
  • Best-sellers
  • Profissão editor
  • Mercado internacional
  • Técnicas e práticas de edição de texto
  • Preparação e revisão de texto
  • Design editorial
  • Produção gráfica
  • Gerenciamento da carreira do autor
  • Como criar uma editora ou um selo editorial
  • Mercado livro juvenil
  • Mercado livro infantil
  • Mercado livro didático
  • Quadrinho
  • Mercado livro religiosos
  • Mercado livro cientifico, técnico e profissional
  • Mercado livro interesse geral
  • Mercado livro autoajuda

 

Módulo 2: Gestão, Marketing e Digital

  • Gestão Administrativa Financeira
  • Liderança e Gestão de Equipe
  • Gestão Conteúdo Digital
  • Business Plan
  • Direito Autorais
  • Gestão Comercial
  • Marketing Digital
  • Redes Sociais
  • PCP Editorial
  • Self Publishing
  • Inovação

Professores

Alessandra Ruiz
Publisher e editora, com curso de especialização em  Publishing  pela Universidade de Yale, atua há 25 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde, Gente e Gutenberg, sendo atualmente editora de Aquisições do Grupo Sextante. Foi professora convidada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp pelo Programa Professor Especialista Visitante em Graduação da universidade, deu aulas no MBA em Book Publishing da Casa Educação/Instituto Singularidades, além de ministrar diversas palestras, cursos e workshops sobre mercado editorial em diversas ocasiões.  Sua especialidade são os livros de trade, tanto de ficção quanto de não ficção, a elaboração de projetos editoriais e a prospecção de novos talentos.

 

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management  (IAG/PUC-RJ); com especialização em Internacional Publishing (Stanford University).

 

Camila Cabete
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publicava livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. É a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. desde 2012. Link do LinkeIn: https://www.linkedin.com/in/camila-cabete-8b069823/

 

Delfin
É proprietário do Studio DelRey de produção editorial. Como capista de livro, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros. Sua pedra é ônix e sua cor é laranja.

 

Luciana Fracchetta
Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil e ministrou um curso sobre Marketing Digital, no Espaço Cult, em São Paulo. Há 7 anos atua como coordenadora de marketing digital na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral.

 

Mariana Rolier
Há dezoito anos no mercado editorial, já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e foi responsável por livros de fantasia e terror como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. Atualmente é Gerente Editorial na HarperCollins Brasil.

 

Pedro Almeida
Pedro Almeida é jornalista e professor de literatura, com curso de Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões, trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente inicia uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.

 

Sandra Espilotro
Foi diretora da Globo Livros, responsável pelas áreas de ficção e não ficção. Tem larga experiência em feiras internacionais de livros, tais como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America. Jurada em prêmios literários, foi também diretora editorial da Ediouro para mercado estrangeiro. Atualmente é diretora da e-Galáxia.

 

Sintia Mattar
Graduada em Administração de Empresas pela FMU, especializada em Copyright pela Harvard Law School, participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995. Conta com mais de 20 anos de atuação no segmento editorial tendo gerenciado os departamentos de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac & Naify Edições. Foi membro do Comitê Gestor do Projeto Brazilian Publishers e participa dos mais importantes eventos literários nacionais e internacionais, tais como Bienal do Livro, FLIP, Frankfurt e Bologna Book Fairs. Atualmente, é sócia da Trevisan | Mattar Consultoria em Direitos Autorais, escritório especializado em gestão de conteúdos protegidos.