Gestão Financeira de Editoras – para não financeiros

EaD ao vivo

O curso Gestão Financeira de Editoras – para não financeiros foi desenvolvido para profissionais que desejam conhecer finanças e contabilidade em um nível suficiente para mudar a realidade de suas editoras.

  • Horas/aula20 horas
  • Início19.02.2018
  • Diasde 2a. a 6a. – de 19 as 21:10

Descrição

Em geral os profissionais que não são da área financeira têm fobia de qualquer assunto que esteja relacionado a finanças e contabilidade. Não conseguem ouvir termos como capital de giro, prazo de pagamento e análise de investimento.

O curso Gestão Financeira de Editoras – para não financeiros foi desenvolvido para estes profissionais.

Pessoas que gostariam de gostariam de conhecer um pouco sobre finanças e contabilidade pois já sentiram o quanto isto poderia torna-los profissionais melhores, tendo a exata noção de quanto este conhecimento poderia transformar a realidade de suas editoras.

Ele também serve para profissionais que já possuem algum domínio destes assuntos mas sentem que um curso que trabalhasse exclusivamente com exemplos do mercado editorial poderia facilitar a gestão do dia a dia de seu negócio.

O curso Gestão Financeira de Editoras – para não financeiros não se prende em teorias, apenas estritamente o que for necessário, se valendo de situações reais do mundo editorial para que os alunos fixem os conceitos e consigam transformar seu negócio no dia seguinte.

Objetivo

O curso Gestão Financeira de Editoras – para não financeiros tem como objetivo tornar o participante apto a implementar uma gestão financeira simples e acessível para uma editora, não importando o seu tamanho. Para isto, ao final do treinamento, os alunos estarão aptos a:

  • Conhecer as principais demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa
  • Compreender o impacto das decisões editorias no resultado do negócio, dentre as mais importantes, o investimento em estoque, capital de giro, retorno do investimento e fluxo de caixa líquido
  • Estabelecer uma política de preços de capa e descontos comerciais de acordo com a linha editorial
  • Compreender como se realiza uma avaliação de investimentos e saber como usar no mercado de livros
  • Dominar os principais indicadores econômicos para análise de viabilidade de um produto: margem de contribuição (retorno) e ponto de equilíbrio (risco)
  • Realizar análise de projetos levando em consideração o custo do dinheiro no tempo, payback, valor presente líquido e análise de sensibilidade

Conteúdo

Módulo 1: Gestão Financeira

  • Formação de Preço: como determinar o preço de venda de um livro
  • Classificação de Gastos: diferença entre custos e despesas, gastos fixos e variáveis e ligados a estrutura ou aos produtos
  • Margem de Contribuição: como calcular e utilizar este indicador ligado ao retorno de um projeto
  • Ponto de Equilíbrio: como calcular e utilizar este indicador ligado ao risco de um projeto
  • Custo do Dinheiro no Tempo: o que é, suas aplicações práticas e como calcular o custo do dinheiro no tempo para sua editora
  • Capital de Giro: como calcular e entender por que a gestão deste indicador determina o sucesso financeiro de uma editora
  • Método de avaliação de projetos e editoras – Fluxo de caixa descontado: como calcular o valor de sua editora ou de um projeto
  • Payback: como calcular e suas aplicações práticas deste indicador que determina o prazo de retorno de um projeto
  • Análise de Sensibilidade: como calcular o risco e o retorno em diferentes cenários
  • Dicas para uma gestão financeira eficiente: quais as ações mais importantes para gerir com qualidade uma editora

Módulo 2: Gestão Econômica

  • Balanço Patrimonial: o que é Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
  • Demonstração do Resultado do Exercício: o que é Receita, Custos, Despesas e Lucro
  • Demonstração de Fluxo de Caixa: a diferença entre resultado econômico e resultado financeiro e por que esta é a demonstração mais importante em qualquer editora
  • Análise das Demonstrações Financeiras: como analisar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração de Fluxo de Caixa
  • Indicadores Econômicos: quais são os mais importantes para as editoras

Módulo 3: Acompanhamento de Resultados

  • Projeção Econômica: como fazer a projeção econômica de uma editora
  • Projeção Financeira: como fazer a projeção financeira de uma editora
  • Orçamento: como elaborar o orçamento anual de uma editora
  • Indicadores de Desempenho: quais os indicadores fundamentais de uma editora

Professores

 

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management  (IAG/PUC-RJ); com especialização em Internacional Publishing (Stanford University).