Gestão de Produtos Digitais e Editoriais

EaD ao vivo

O curso Gestão de Produtos Digitais e Editoriais capacita profissionais do mercado editorial na transição de seus processos para conteúdo digital.

  • Horas/aula28 horas
  • Início06.03.2018
  • Diasterças e quintas das 19h às 21h10

Descrição

O mercado editorial passa por muitas transformações e uma das mais profundas é a chegada do conteúdo digital. Como toda inovação, os primeiros profissionais aprendem, na maioria das vezes, fazendo, testando e aplicando os conceitos do mercado físico para o digital.

Mas, o mercado pede, cada vez mais, profissionais capacitados, tanto na teoria como na prática, e por isso lançamos o primeiro curso com foco em conteúdo digital para o mercado editorial.

Objetivo

O curso Gestão de produtos digitais e editoriais tem o objetivo de capacitar profissionais que trabalham no mercado editorial na transição de seus processos para conteúdo digital. Ou, aqueles que estão entrando no mercado, e já deparam com conteúdos digitais, entenderem as características próprias desse mercado. O curso capacitará o profissional a:

  • Organizar o conteúdo, produtos que o conteúdo pode gerar, produção dos arquivos.
  • Coordenar a distribuição, pagamentos, financeiro e entender a precificação.
  • Divulgar seus produtos, produzir campanhas de marketing, descobrir seu público alvo e engajá-lo

Conteúdo

Módulo 1: Organização e Introdução ao mercado digital

  • Mudança de paradigma: conteúdo é o seu negócio. Vamos aprender a enxergar o negócio editorial desligado do suporte livro impresso e ver o mercado dos dias atuais. Aprender a enxergar na frente e identificar novas tendências.

  • Organização de conteúdo: como organizar o conteúdo para dar saída ao ebook. O que deve ser descartado, atualizado e inserido neste novo suporte.

Módulo 2: e-Pub – como formatar um ebook  com software livre

  • A preparação do texto e programas a serem usados no processo de diagramação.

  • Diagramar é desenvolvimento: iniciar uma diagramação e ajustes em CSS e outras linguagens.

  • Fechamento do arquivo para as lojas digitais e especificidades de cada uma.

Módulo 3: Comercialização e distribuição

  • eBook pronto, e agora? Distribuição e comercialização dos formatos.

  • Merchandising: como divulgar e fazer com que seu ebook se destaque no meio de um acervo de milhões de títulos.

  • Inteligência de mercado: ferramentas digitais de marketing, BigData e cases de sucesso.

Módulo 4: Selfpublishing  

  • Selfpublishing: o que é, onde vivem e o que comem. Um novo paradigma.

  • Plataformas de selfPublishing: como publicar e usar isso a favor do mercado editorial.

Módulo 5: Áudiolivro- A história do áudiolivro e o futuro

  • Produção, distribuição e comercialização

Professores

Antônio Hermida
Cursou Análise de Sistemas (UNESA), Letras Português-Literaturas (UFF) e Letras Português-Latim (UFF). Trabalha com desenvolvimento de livros digitais desde 2009 tendo passado pela editora Zahar, Simplíssimo Livros e Cosac Naify. Atualmente é Editor de Mídias Digitais das editoras SENAI e SESI-SP e é um dos fundadores/colunista do Colofão.

Beatriz Simonini
Formada pela Eco-UFRJ em Produção Editorial, começou a trabalhar com livros digitais na primeira livraria digital do Brasil. Atuou como gerente comercial na Xeriph Distribuidora Digital e como coordenadora de conteúdo digital na editora Zahar. Desde 2014 é merchandiser e content sales lead da livraria digital canadense Kobo.

Bruno Mendes
É pernambucano, consultor, empreendedor e apaixonado por livros, tecnologia e mercado. Fundou a #coisadelivreiro®, empresa de consultoria e inteligência voltada para o mercado digital e a análise de dados, em 2015. A empresa, que presta consultoria a editoras e livrarias – com otimização de processos, treinamentos, redução de custos, controle e restruturação comercial – tem realizado ações inovadoras de marketing voltado para o segmento literário, com criadores de conteúdo, business intelligence e bots. Foi escolhido embaixador do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2017.

Camila Cabete
Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publicava livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. É a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. desde 2012. Camila é coordenadora dos cursos LabPub.

Cristiane Gomes
Iniciou sua carreira na Editora Abril, principal editora da América Latina, e desde o início de 2014 se tornou entusiasta dos e-books. É uma profissional de Marketing e Comunicação com vasta experiência em gestão de marcas e produtos, na realização de planejamento e implementação de estratégias, gestão de campanhas publicitárias e de e-commerce, relacionamento com clientes, organização de eventos e realização de parcerias. Atualmente trabalha na equipe da Bookwire como Gerente de Contas no Brasil e é responsável pelo atendimento das editoras.

Felipe Sali
É escritor na plataforma Wattpad, onde conta com mais de 38 mil seguidores e 1 milhão e meio de leituras. Autor dos livros Mais Leve que o Ar (Lote 42) e Mundos Paralelos (Editora Abril), também é membro do canal Cabine Literária no YouTube.

Ricardo Camps
Sócio-Editor da Tocalivros com foco no desenvolvimento de novos negócios digitais. Entrou no Mercado Literário há mais de 5 anos para o desenvolvimento do segmento de áudio-livros digitais no Brasil. Ouvinte assíduo de áudio-livros, gosto por empreendedorismo e marketing de conteúdo, background em business e market intelligence. Formado em Administração Pública pela FGV-EAESP.