Formação de Publisher – Avançado e Completo

EaD ao vivo

O curso traz todas as etapas da edição de um livro e de como gerenciar uma editora, com profundidade suficiente para tornar-se um Publisher. Gestão editorial, digital, marketing, vendas e finanças.

  • Horas/aula76 horas
  • Início19.02.2018
  • Diassegundas e quartas 19h às 21h10

Descrição

Muitos profissionais do mercado editorial tem um grande conhecimento dentro de sua área, mas muitas vezes não conhecem com profundidade toda a cadeia do livro.

Por necessidade, ou interesse, já que o cenário do mercado editorial atual pede profissionais com atuação mais ampla, muitos precisam se atualizar, expandir possibilidades, como a edição para vários conteúdos, para tornarem-se profissionais que possam gerir com propriedade as etapas da edição de um livro.

O curso Formação do Publisher traz todas as etapas da edição de um livro, com profundidade suficiente para se conhecer e gerir diversas áreas e assim tornar-se um Publisher.

Objetivo

O curso Formação do Publisher tem o objetivo de mostrar toda a cadeia de produção de um livro, de forma compacta, dando uma visão geral das etapas do trabalho de um Publisher e ferramentas para implementar sua gestão nas organizações onde trabalha.

Para os que estão no início da carreira ou pretendem ampliar seus horizontes profissionais, é a melhor forma de conhecer de forma prática, tudo o que envolve a produção de um livro e o trabalho de um Publisher. O objetivo do curso é capacitar o profissionais a:

  • Saber o que é e como gerir um projeto editorial
  • Conhecer as etapas da produção editorial, como preparação, revisão, provas
  • Aprender como e onde adquirir títulos e autores
  • Reconhecer possíveis Best-seller e tendências de mercado
  • Aprender a importância do design editorial e o que de fato é considerado uma boa capa
  • Escolher papel e tipo de acabamento para um livro, e conhecer toda o processo de produção gráfica: papel, gráfica, provas, tipos de impressão
  • Entender as leis e história do direito autoral e elaborar contratos
  • Aprender os processos do conteúdo digital e gerir seus processos
  • Saber como colocar um livro no ponto de venda e criar campanhas de marketing
  • Utilizar as redes sociais para comercializar, fidelizar e fortelecer o relacionamento com os leitores

Conteúdo

Módulo 1: Gestão editorial

  • Projeto Editorial
  • Produção Editorial
  • Aquisição de títulos e autores
  • Best-sellers: como identificar tendências
  • Design Editorial
  • Produção Gráfica
  • Direitos Autorais

Módulo 2: Gestão de conteúdo digital

  • Organização de conteúdo
  • Edição digital
  • Venda e Marketing de produtos digitais

Módulo 3: Gestão de marketing e vendas

  • Como vender livros – B2B
  • Marketing no ponto de venda
  • Redes Sociais

Módulo 4: Gestão administrativa financeira

  • Finanças Fundamental para Editores
  • Contabilidade Fundamental para Editores

Professores

Alessandra Ruiz
Publisher e editora, com curso de especialização em  Publishing  pela Universidade de Yale, atua há 25 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde, Gente e Gutenberg, sendo atualmente editora de Aquisições do Grupo Sextante. Foi professora convidada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp pelo Programa Professor Especialista Visitante em Graduação da universidade, deu aulas no MBA em Book Publishing da Casa Educação/Instituto Singularidades, além de ministrar diversas palestras, cursos e workshops sobre mercado editorial em diversas ocasiões.  Sua especialidade são os livros de trade, tanto de ficção quanto de não ficção, a elaboração de projetos editoriais e a prospecção de novos talentos.

 

André Castro
Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações, na HSM do Brasil e na Casa Educação, onde criou o primeiro MBA Book Publishing do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management  (IAG/PUC-RJ); com especialização em Internacional Publishing (Stanford University).

 

Camila Cabete
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publicava livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. É a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. desde 2012.

 

Cecilia Arbolave
Jornalista argentina formada na Universidad Austral (Buenos Aires) e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (São Paulo). É editora na Lote 42, uma das fundadoras da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes, e organiza a feira Miolo(s), na Biblioteca Mário de Andrade. Em 2017 foi júri do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.

 

Delfin
É proprietário do Studio DelRey de produção editorial. Como capista de livro, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros. Sua pedra é ônix e sua cor é laranja.

 

Luciana Borges
Graduada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Pedagogia empresarial e Marketing pela Universidade Candido Mendes, também cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ.
Com 24 anos de experiência no mercado editorial, já trabalhou nas principais editoras do país começando sua carreira na Ediouro Publicações. Gerenciou o departamento comercial da Editora Bertrand Brasil e foi gerente comercial e marketing na Editora Nova Fronteira. Na Editora Objetiva criou o departamento de vendas governamentais e depois passou à diretoria comercial. Atuou na fusão das Editoras Objetiva e Companhia das Letras quando assumiu a diretoria comercial do Grupo Companhia das Letras, onde trabalha até hoje. Com grande experiência nas áreas comercial, marketing e vendas institucionais foi responsável por grandes equipes e projetos importantes.

 

Luciana Fracchetta
Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil e ministrou um curso sobre Marketing Digital, no Espaço Cult, em São Paulo. Há 7 anos atua como coordenadora de marketing digital na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral.

 

Mariana Rolier
Há dezoito anos no mercado editorial, já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco e LeYa, onde ajudou a desenvolver o selo de quadrinhos Barba Negra e foi responsável por livros de fantasia e terror como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. Atualmente é Gerente Editorial na HarperCollins Brasil.

 

Pedro Almeida
Pedro Almeida é jornalista e professor de literatura, com curso de Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões, trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente inicia uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.

 

Sandra Espilotro
Foi diretora da Globo Livros, responsável pelas áreas de ficção e não ficção. Tem larga experiência em feiras internacionais de livros, tais como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America. Jurada em prêmios literários, foi também diretora editorial da Ediouro para mercado estrangeiro. Atualmente é diretora da e-Galáxia.

 

Sintia Mattar
Graduada em Administração de Empresas pela FMU, especializada em Copyright pela Harvard Law School, participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995. Conta com mais de 20 anos de atuação no segmento editorial tendo gerenciado os departamentos de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac & Naify Edições. Foi membro do Comitê Gestor do Projeto Brazilian Publishers e participa dos mais importantes eventos literários nacionais e internacionais, tais como Bienal do Livro, FLIP, Frankfurt e Bologna Book Fairs. Atualmente, é sócia da Trevisan | Mattar Consultoria em Direitos Autorais, escritório especializado em gestão de conteúdos protegidos.